Pokecheck: Cramorant e Arrokuda
- Vida de Treinador
- 5 de mar.
- 4 min de leitura
Atualizado: 24 de mar.

Cormorão - a desengonçada ave britânica
Se você tiver uma boa alfabetização ornitológica não terá dificuldade de descobrir que animal baseia o Cramorant, porque o nome do pokémon reserva muita semelhança com o nome do bicho original a que se refere: Cormorão (em inglês cormorant). A palavra cormorão vem do francês "cormoran", que é uma forma rápida de falar o termo latim que batizou pela primeira vez essa ave esquisita: "corvus marin" (pense que os franceses pronunciam aquele "i" ali como "â" e repita três vezes bem rápido que vai entender como uma palavra gerou outra). Por isso, muitas vezes, os cormorões são chamados de "corvos marinhos" ou "corvos-do-mar".
Essa múltipla forma de se referir a um mesmo bicho tem a ver com o fato de cormorão por si só não ser o nome específico ave, mas sim de um conjunto de aves aquáticas da família do "Falacrocoracídeos" (tradução do latim: corvos calvos) que são chamadas assim como um termo guarda-chuva; tipo quando a gente chama tudo de "rato" quando, na real, existe camundongo, rato, xaropinho e ratazana.
Assim, já que o cormorão pode se referir a uma porção de aves distintas, é de se supor que diversas delas foram pensadas e fusionadas para criar Cramorant como a galheta, o corvo-de-crista e e sua cara de doido, mas, claro, garantindo algumas semelhanças básicas: a plumagem escura, os olhos esverdeados, os bicos subcilíndricos com ponta curvada para baixo como um gancho, pés palmípedes e boas mergulhadoras (até porque se alimentam de peixes).

Os cormorões se alimentam, sobretudo de peixes, e às vezes de grandes peixes que mal conseguem engolir. Mas, em geral, eles conseguem engolir até seis peixes seguidos se deixar. Cientes dessa sua habilidosa garganta profunda, os japoneses há quase 1400 anos passaram a realizar pesca acompanhados desses bichos. O processo consistia em amarrar o pescoço do cormorão para que ele não fosse capaz de engolir peixes muito grandes (apenas pequenos). Assim, caso a esgoelada ave pescasse uma presa muito grande, o pescador puxava o bicho para o barco e fazia ele ejetar o peixe, e ficava pra si. Que falta faz uma Luiza Mel no Japão.
Essa técnica se espalhou pela China e pela Inglaterra nos anos seguintes, e ainda hoje é usada como referência cultural e turística em alguns locais.

Outros comportamentos dos cormorões também são vistos no Cramorant. Um deles é o comportamento solitário dessa ave, que não costuma andar em bandos (e, no anime, é bem comum você encontrar o Cramorant sozinho, e não com vários outros por perto). Outro comportamento peculiar é a abertura de asa completa, sem estar voando, quando pousado na beira das águas - um ato cujo objetivo é secar as penas pós-pesca, já que elas não são impermeáveis (como são na maior parte dos pássaros).

Barracuda, o antipático peixe-torpedo
Armados de fortes mandíbulas, grandes e afiados dentes e corpo longo e esguio, com o qual se projeta para atacar, principalmente em cardume, as barracudas são peixes comuns em todos os oceanos - e um peixe bastante agressivo, aliás. Embora algumas pessoas pesquem barracudas para se alimentar, elas podem ser extremamente venenosas para humanos, sendo mais comuns serem predadas por tubarões e atuns.
Nos jogos, as barracudas inspiram as Arrokudas, que costumam ser predadas por Cramorants. Mas, no mundo real, não é comum aves se alimentarem desse peixe, que costumam viver pertos de arrecifes. Sendo o único peixe de Galar, pode ser que a escolha dele para ser a presa do Cramorant esteja ligada a essa escassez de opções, ou talvez, para reforçar a projeção da Arrakuda como se fosse um míssil marinho.
Uma especulação da escolha da barracuda como peixe para representar a região do Reino Unido talvez esteja relacionado a outra Barracuda, a Fairey Barracuda, um bombardeiro (avião projetado para lançar mísseis) que foi produzido em larga escala, com mais de 2600 modelos usados, para compôr a frota aérea britância na Segunda Guerra Mundial.


Especulação sobre a cor do shiny

É difícil bater o martelo no mundo dos analistas de design. Afinal, se os próprios autores não contam sobre suas referências e processos, só nos resta a especulação. No caso de Cramorant, talvez um pássaro que virou meme tenha sido a referência para sua laranjada cor na versão brilhante (shiny).
Em 2019, na Inglaterra, uma gaivota ficou famosa e viralizou no reino britânico e mundo afora devido a sua estranha cor alaranjada. Twitter afora os memes dizendo que era "shiny" viralizaram, e podem ter chamado a atenção de James Turner - diretor de arte de Sword & Shield e também britânico. E essa especulação se fortalece ainda mais porque, a cor laranja na verdade era apenas CURRY! Tempero importantíssimo na narrativa de Galar.
James Turner, em outras ocasiões, inclusive, já tinha mostrado que escolher a cor do shiny era uma preocupação dele, quando desenhava o Pokémon - algo que nem sempre ele conseguiu decidir qual a coloração escolhida... Sendo, desta vez, em Galar, diretor de arte, pode ser que ele tenha usado o privilégio do cargo para garantir essa referência. O caso aconteceu viralizou em Julho, enquanto Sword & Shield foi lançado apenas quatro meses depois.

O Gomes Francisco ainda está na sua versão beta e não é escrito por nenhum ornitólogo, então falhas podem acontecer; caso veja algo estranho, me conta que faço a correção
Commentaires